Três Fronteiras-SP

A cidade de Três Fronteiras foi fundada no dia 12 de outubro de 1947 pelos senhores Mário Bretas Saraiva e José Manoel Ferreira. Inicialmente, deram-lhe o nome de Marcondes Filho, porém mais tarde passou a chamar-se Três Fronteiras. Naquela época era a última cidade localizada na região Noroeste do Estado de São Paulo e fazia confluência com os Estados de Mato Grosso e Minas Gerais.

Três Fronteiras está situada em terras que outrora pertenceram a Empresa Paulista de Colonização Ltda e Loteamento São José da Alegria, sendo os proprietários da empresa os senhores Daniel Saraiva (advogado), José  Rossi e Mário Bretas Saraiva, sendo que este último dedicou grande parte de sua vida a fundação e desenvolvimento desta cidade. Por outro lado, José Manoel Ferreira era proprietário de um loteamento, cuja denominação era bairro “São José da Alegria”. Os primeiros moradores ds cidade foram: José Manoel Ferreira, João Manoel Sevilha Dias, Miguel Renda, Jovelino Policarpo, que era um posseiro de Batista Novaes, juntamente com Antonio de Melo.

 No dia 08 de setembro de 1947, dia de nossa Senhora Aparecida foi celebrada a 1ª missa no povoado “Marcondes Filho”, cuja data passou a ser considerada pelo povo, dia do povoado. Posteriormente, S.S. o Papa Pio XII, mudou o calendário religioso, transferindo para dia 12 de outubro, o dia consagrado à Nossa senhora Aparecida. Seguindo essa Modificação no calendário religioso, a Câmara Municipal de Três Fronteiras, por meio da Lei n° 39, de 22 de agosto de 1961, instituiu dia 12 de outubro, como “Dia do Município”.

O distrito de Três Fronteiras foi criado pelo Decreto-Lei n° 233, de 24 de dezembro de 1948, sendo que sua instalação ocorreu em 08 de maio de 1950. Suas terras foram desmembradas do Município de Jales. O distrito de Três Fronteiras foi incorporado ao município de Santa Fé do Sul pela Lei n° 2456 de 30 de dezembro de 1953.

No ano de 1955, Três Fronteiras colocou na Câmara Municipal de Santa Fé do Sul, quatro vereadores: Miguel Renda, Raul Bíscaro, Mário Bretas Saraiva e Inork Conceição da Silva, alem do vice-prefeito João José da Silva.

Através da Lei n° 5.285 de 18 de fevereiro de 1959, foi elevado a categoria de Município, com o território desmembrado do município de Santa Fé do Sul e atualmente, pertence à comarca de Santa Fé do Sul. Em 7 de outubro de 1959 o povo de Três Fronteiras elegeu seus primeiros representantes para ocuparem lugares no Poder Executivo. Venceram as eleições, os senhores: Miguel Renda e Pedro de Haro, Prefeito e Vice-Prefeito, respectivamente.

Três Fronteiras está localizada na região noroeste do estado de São Paulo e sua altitude é de 391,00m acima do nível do mar. Está por ferrovia, distante da capital em 720km e por rodovia em 620km. Atualmente o município de Três Fronteiras possui uma área de 151 km² e população de 5.427 habitantes, de acordo com último censo do IBGE.   O município conta com rede de água e esgoto, que serve toda cidade, bem com, rede de energia elétrica e asfalto e vários estabelecimentos comerciais.

Aqui, encontra-se a maior área de lazer da região. Totalmente reformada essa área é banhada por muita água doce e oferece oportunidade de lazer, pescas, esportes náuticos e uma perfeita harmonia entre homem e natureza.